top of page

"Panem et circenses"

  • Foto do escritor: Claudia Vilas Boas
    Claudia Vilas Boas
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura

"A política do Pão e Circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento." (Fonte: https://www.infoescola.com)

Por que certas coisas não evoluem com o passar do tempo?

Ainda hoje tal estratégia funciona com sucesso.

Os imperadores sádicos substituíram a veste imperial por togas negras e ternos caríssimos, mas a crueldade continua nos mesmos moldes ou até mesmo mais requintada.

A cada vez que a insatisfação do povo põe em risco o seu disfarce, alguma distração é lançada.

Estamos hoje em meio à uma guerra entre o bem e o mal e mais uma vez os controladores do mundo lançam uma distração para desviar o olhar de suas atrocidades.

Contudo, para sorte da humanidade e azar desses seres sombrios, há sempre aqueles que conseguem ver o que há por trás de tais manobras. Percebem a manipulação e não se dobram a ela.

Esses seres despertos foram aumentando ao longo do tempo, e acordando um ou outro a cada dia. Ainda são poucos em relação aos que dormem, mas sua força e coragem tem um poder imenso, tão incalculável que nem eles mesmos sabem o potencial que carregam. E nisso está também seu poder, pois mesmo sendo desprezados, ignorados e achincalhados para que se sintam menores e desistam, sua confiança e fé se agigantam a cada tombo.

Não há pão ou circo que os faça desviar de seu propósito, de seus princípios e valores.

Não há tela que os hipnotize e os faça cegar diante da realidade.

E assim segue a história, e novamente serão eles, os corajosos, os visionários, os “teóricos da conspiração” a lutar pela liberdade e pela preservação da humanidade.

Embora cansados de tantos combates em tantas vivências, a jornada atual traz as últimas batalhas, e seus corações se acendem como imensos faróis a iluminar o trajeto final do imenso túnel da história humana.

É hora de manter a fé e seguir a vibração do coração. É hora de fechar os olhos para a ilusão e verdadeiramente despertar para o mundo que queremos criar.

#pracegover #paratodosverem ilustração de uma platéia assistindo a um espetáculo de circo, com um casal de trapezistas com roupas coloridas, a platéia está sentada nas laterais do palco, olhando para os trapezistas no alto, comendo lanches de pães e gargalhando. No centro do picadeiro raposas com roupas de palhaços coloridas, carregam baldes cheios de moedas douradas e notas de dinheiro, Arte digital


 
 
 

Comentários


bottom of page