top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudia Vilas Boas

Discussão

Atualizado: 3 de nov. de 2019

Tem uma frase que gosto muito, atribuída a José Saramago, que diz: “Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização.”...e isso não é nada legal. Muito pelo contrário, é muito chato e desrespeitoso mesmo.

Não há nada de mal em discutir, em discordar, desde que seja de forma saudável e desde que haja o exercício da escuta, verdadeira.

Porque na maioria das vezes as pessoas apenas esperam o outro encerrar a fala para despejar seu discurso pronto.

Se as pessoas ouvissem e processassem a informação, mesmo que continuassem discordando, se poderia estabelecer um diálogo produtivo.

Até porque ninguém está cem por cento certo ou cem por cento errado, absolutamente nada nem ninguém estará totalmente certo.

E muita coisa boa pode resultar de uma discussão em que as pessoas argumentam e escutam. Uma ideia daqui e outra de lá, junta, mistura, chacoalha e pah...surge uma ideia nova, uma invenção, uma solução.

Uma coisa importante a se ter em mente também é que cada um tem uma vivência, uma criação, um meio familiar, um círculo de amizades, um meio profissional, e tudo isso vai moldando sua forma de agir, pensar, seus valores e sua visão de mundo, que não será melhor ou pior do que as outras vivências, somente diferente.

Então, embora muitas vezes discordemos, temos que ser empáticos e tentar ao menos entender o porquê do posicionamento alheio, e respeitar. Somente isso.

Ah mas e se outro não respeitar? Bom, aí é problema dele. Abandone a discussão e deixe-o esperneando sozinho.

Até porque será uma situação improdutiva e que só trará desgaste.

E o que isso agrega? Talvez somente o aprendizado de como não agir.

Como dizem: “faz a egípcia “, e saia da situação sem entrar na energia conflituosa. Isso não te pertence. O tempo é um bem valioso demais, gaste-o com o que realmente vale a pena!

#pracegover uma mão masculina segurando um relógio florido e o oferecendo para uma mão feminina. Ao fundo corações desfocados.


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Presente

Batalhas

bottom of page