Positividade
- Claudia Vilas Boas

- 30 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Lembrei-me hoje de um texto que li há muito tempo, em que um professor entra na sala de aula e avisa aos alunos que haverá uma prova surpresa. Obviamente os alunos ficaram assustados. Em seguida, ele coloca diante de cada aluno a prova virada para baixo. Quando puderam ver, surpreenderam-se, pois não havia nenhuma questão, apenas um ponto preto no centro da folha. O professor então, lhes explica que deveriam dissertar sobre o que estavam vendo. Terminado o tempo, as provas são recolhidas e o professor passa a ler as respostas de todos, em voz alta. Todas as redações falavam sobre o ponto preto.
Após a leitura de todos os textos, o professor revela, que não se tratava de um teste para nota, mas de uma lição.
Observou que ninguém falou sobre a folha em branco, todos se concentraram no ponto preto. Disse então, que assim é nossa vida, temos uma folha em branco inteira, que seriam as dádivas, e muitas vezes nos concentramos somente nos pontos pretos, que seriam as dificuldades e negatividades.
Desconheço a autoria, mas recomendo a leitura, uma vez que traz várias outras reflexões. (Deixarei o link abaixo).
Contudo, o ponto central nos traz o fato de que a humanidade, em grande parte, se comporta dessa forma. Os acontecimentos negativos acabam ganhando mais destaque.
Na mídia as tragédias são exploradas e exibidas diariamente, pois dessa forma a audiência é garantida.
Fofocas, desavenças e toda sorte de situações perturbadoras ou vulgares se disseminam como rastilho de pólvora.
Canais com conteúdos inúteis e que nada agregam, ganham milhões de seguidores.
Enquanto isso, as boas ações, as descobertas, as vitórias e histórias inspiradoras passam quase despercebidas.
Quantas vezes nós mesmos não damos importância a elogios e reconhecimento de nossas atitudes e capacidades, mas nos deixamos abalar por uma única crítica?
O momento exige uma mudança de mentalidade e olhar. Há que se tirar o foco das coisas negativas e mirar na positividade que nos cerca, e que muitas vezes nem percebemos.
Precisamos afastar as sombras para permitir que a luz invada o espaço.
A vida se transforma de acordo com a energia que escolhemos para alimentá-la.
Se queremos uma vida próspera, em todos os sentidos, precisamos focar na imensa folha em branco, onde nossa história pode ser desenhada com as cores que escolhermos.
E que os pontos pretos, salpicados, aqui e acolá, não interfiram na beleza da obra.
Afinal, o que é um pequeno ponto preto em uma tela rica em cor, luz e beleza?
#paracegover #paratodosverem imagem de uma mulher de cabelos longos ondulados, segurando uma paleta de tintas coloridas em uma das mãos e um pincel na outra mão, sentada diante de uma tela branca com um ponto preto no centro. Ao redor um lindo jardim florido. Arte digital





Comentários