Buscar
  • Claudia Vilas Boas

Santa hipocrisia!

O hipócrita é uma pessoa incrível, é lindo, tão virtuoso...da casca para fora.

Hipócritas apresentam ao mundo a face que lhes convém, pintam-se de multicores para esconder o cinza de sua alma.

A hipocrisia é fachada, cenário cenográfico.

Sempre se mostram tão humanitários, sensatos, senhores da razão. Donos de uma compaixão incondicional, conseguem perdoar e entender os motivos dos erros alheios, por piores que sejam... desde que praticados contra os outros.

São tão caridosos e condescendentes, compreensivos com as pessoas que estão distantes deles, com o próximo não muito próximo.

Contudo, muitas vezes não aceitam as falhas dos que convivem ao seu redor, dos que não correspondem às suas expectativas ou não os amam como eles acham que merecem.

Atacam aqueles que ousam discordar de sua "sabedoria", de sua visão de mundo, que não raras vezes oscila entre utopia e distopia, dependendo da conveniência do momento.

São muitas vezes intolerantes com aqueles que assumem quem são, com qualidades, mas também falhas e defeitos, ao contrário deles que se sentem como Santos encarnados, cem por cento virtudes.

O hipócrita sempre tentará convencer o outro dos seus motivos, com argumentos até bem estruturados, que parecem bem convincentes. Mas, àqueles que têm uma percepção um pouquinho mais apurada e não se atêm somente às palavras, uma vez que entendem que palavras só tem valor se forem corroboradas por atitudes, essa performance não convencerá.

Existem pessoas tão sensíveis que conseguem ler a alma, interpretar sinais, ver além, perceber as verdadeiras razões e intenções. E a essas os hipócritas não enganam.

Vivemos em um mundo em que a hipocrisia é valorizada e aplaudida. Um mundo em que ser transparente, autêntico, cobra um alto preço quase sempre.

Porém, algumas pessoas assumem esse risco. Preferem tirar de suas costas o peso de ter que parecer, mais do que ser. Escolhem libertarem-se da necessidade de aceitação alheia. E só precisam que isso seja respeitado. Se dão o direito de se afastarem de quem não faça isso, quem não os aceite, com sua autenticidade e suas opiniões. Pois, viver de forma verdadeira sempre será mais leve.

E quanto aos hipócritas, que apesar de toda sua “virtude”, adoram julgar e condenar os que não pensam da mesma forma, resta ignorar. Cada um que faça suas escolhas, carregue sua cruz, e arque com as consequências, ainda que sejam elas, somente o peso de ter que atuar dentro da própria vida.

#pracegover imagem de parte do rosto de uma pessoa, região do nariz até a testa, com os dedos das mãos ao lado dos olhos, sendo que metade do rosto está pintado de várias cores, e a outra metade está em preto e branco, e sobre essa parte um pincel


145 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tropeços