top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudia Vilas Boas

Reflexos

Atualizado: 3 de nov. de 2019

Muitas vezes ouvimos falar sobre o fato de que o que nos incomoda em outras pessoas é provavelmente algo que não gostamos em nós mesmos, embora raramente se assuma isso.

Várias vezes eu já fiz essa reflexão, e percebi que coisas que me irritavam profundamente em outras pessoas eram o reflexo de atitudes minhas que eu não aceitava.

E é difícil, mas temos que ser honestos conosco mesmo. Basta isso. Não precisamos alardear ou assumir para o mundo. Mas se nos incomoda cabe a nós mesmos mudar essa condição. E a única forma é reconhecê-la, assumir o que fazemos de errado.

Esse é o caminho para a mudança.

Quando um aparelho ou equipamento apresenta um mau funcionamento, o que fazemos? Precisamos descobrir qual defeito está causando isso para só assim proceder ao conserto. Correto?

Assim também acontece conosco. Uma vez detectado o que nos incomoda em nós mesmos podemos tentar mudar essa característica ou desvio em nossa personalidade.

Afinal se nos incomoda é porque está desconectado da nossa verdadeira essência e por isso nos causa esse desconforto.

Com o tempo e as gradativas mudanças as atitudes alheias não mais nos incomodarão, porque já não nos atingem.

Passamos a deixar os conflitos dos outros com eles mesmos e buscar o que tenha sintonia conosco.

Pois como tudo na vida, esse reflexo tem também dois polos, negativo e positivo. E nós tendemos na maioria das vezes a observar o negativo.

Mas assim como observamos nos outros os reflexos de nossa própria conduta que nos incomoda, podemos passar a observar reflexos nossos que são encantadores, que nos alegram e fazem bem.

Afinidades, sintonia e sincronicidade.

Podemos enxergar nos outros o que temos de melhor também.

Talvez seja mais fácil reconhecer as nossas próprias qualidades quando vistas sob essa ótica, quando observadas com um certo distanciamento e aí sim identificá-las em nós e nos sentirmos gratos e felizes. Surpreendermos a nós mesmos de forma positiva. E nos valorizarmos por isso. E quanto mais equilíbrio buscarmos em nós mesmos, mais em paz estaremos com tudo o que nos rodeia.

Isso não quer dizer que nada mais irá nos atingir, que seremos inabaláveis, mas se a conduta do outro não nos incomoda é porque já não aceitamos mais o conflito. Aprendemos a nos proteger das toxicidades alheias ao nos livramos de nossos próprios venenos.

#pracegover imagem de um rosto refletido em um espelho cercado por pontos de luz.


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Presente

Batalhas

bottom of page