Buscar
  • Claudia Vilas Boas

Procrastinação

Se tem uma coisa que atrapalha a vida de qualquer um é uma tal de procrastinação, Palavrinha danada que nos leva a adiar, prorrogar, protelar, retardar...atitudes, decisões ou o que quer que seja.

Etimologicamente, a palavra “procrastinar” se originou a partir do latim procrastinatus, procrastinare, que significa “à frente de amanhã”, na tradução literal.

Ao procrastinarmos empurramos para frente o que deveria ser resolvido sem mais delongas.

Tem até um ditado que diz que não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. E na verdade não deveríamos protelar as situações, mas na prática não funciona tão bem.

E são tantos os motivos que nos fazem agir assim. Preguiça, falta de estímulo, desinteresse, cansaço, enfim, a lista de desculpas é imensa.

Eu como boa pisciana, assumo que tenho uma enorme dificuldade em manter o foco. Praticamente tenho que amarrar o cérebro ao pé da cama, para que ele não saia por aí voando, divagando e se perdendo em sonhos. Não é fácil dominar uma imaginação efervescente, apesar de ser intensamente estimulante.

Vivo inventando métodos. Atualmente tento estabelecer metas diárias. Confesso que muitas vezes fracasso miseravelmente. Contudo, aprendi a me perdoar e me comprometer a melhorar um pouquinho a cada dia.

Cada conquista vai para a cadernetinha da gratidão. A cada desânimo eu olho no caderninho e vejo o quanto consegui progredir e realizar, isso se torna um incentivo e se transforma em mais uma anotação na lista de bençãos: - gratidão do dia - fé. Confiança de que amanhã serei mais produtiva.

E assim seguimos tentando. Tem dias que avançamos duas casas, em outros recuamos três, no seguinte saltamos várias de uma só vez e segue o jogo, o jogo da nossa vida. E os adversários? Somos nós mesmos.

A finalidade do jogo é percorrer o tabuleiro aprendendo, melhorando como ser humano, com espírito esportivo diante das derrotas e concluindo cada etapa com crescimento emocional e esperança.

Esperança...adoro essa palavra. Esperança: substantivo feminino - sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé.

E é isso, precisamos perseverar, investir no nosso potencial, lutar contra o desânimo, a preguiça e tudo o que nos faça procrastinar. Contudo, sem demasiadas cobranças e sentimentos de culpa. Se não der certo hoje, a gente tenta de novo e de novo e de novo. Apenas exclua do seu dicionário uma palavra...a palavra desistir.

#pracegover imagem de uma mesa com vários objetos, régua, compasso, vários lápis, borrachas, uma xícara com café, um vaso de planta e ao centro um caderno aberto com os seguintes dizeres: Gratidão do dia 1 - Esperança, itens 2 e 3 em branco.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mensagem

© 2018 by Textos Soltos.

Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now