top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudia Vilas Boas

Problemas

Atualizado: 1 de dez. de 2020

Existe um provérbio tibetano que diz o seguinte: “Se seu problema tem solução, então não há com que se preocupar. Se seu problema não tem solução, toda preocupação será em vão.”

Isso se tornou um mantra e um exercício diário. Afinal, raros são os dias que transcorrem sem um único aborrecimento.

Sem nenhum revirar de olhos, uma respiração mais profunda, um tamborilar de dedos na mesa, um pezinho batendo rápido no chão, enfim, alguma forma particular de pedir paciência aos céus, aos Deuses, Padroeiros, Orixás, ao Universo.

Pode não ser fácil, mas tem muita lógica.

Pois, se tem solução, para se chegar a ela é necessário que se tire a atenção do problema e se concentrem todas as energias em buscar as possibilidades de se resolver a questão. Quais as opções? As mais fáceis, porém menos convenientes, as mais rápidas, mas não tão precisas, as mais adequadas, mas talvez que demandem um tempo maior, enfim, são inúmeras as alternativas.

Porém, se não tem mesmo jeito, nem como reverter, o que se poderia fazer? Estagnar e ficar remoendo e se lamentando, ou...aceitar e se adaptar a uma nova situação ou condição? Ou até mesmo criar uma nova estrada?

Se o caminho gramado e florido tão sonhado ou planejado foi bloqueado, de que adianta ficar sentado sofrendo diante dele?

Talvez seja necessário juntar todas as forças e abrir uma trilha, um acesso, que poderá parecer árido a princípio, mas se irrigado com suor e algumas eventuais lágrimas, pode se transformar em um solo fértil. E dependendo do que for cultivado, tem grandes chances de resultar em algo surpreendente.

Um caminho talvez menos glamouroso, mas mais acolhedor, mais pitoresco e agradável.

A maioria dos obstáculos, por mais intransponíveis que nos pareçam, se enfrentados, saltando por cima ou desviando deles, nos trazem aprendizado e moldam o nosso caráter.

E não raramente, são nesses desvios, nesses pequenos atalhos, que acabamos encontrando o que não estávamos buscando, mas que ao final, descobrimos ser o que realmente precisávamos.

#pracegover imagem de pés calçados com tênis azuis andando sobre um caminho de pedras.



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Presente

Batalhas

bottom of page