top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudia Vilas Boas

Pessoas maduras

Maturidade não tem a ver com idade. Existem jovens maduros e idosos absolutamente imaturos. Estes últimos muitas vezes valorizam extremamente as aparências, buscam fora de si por experiências que possam servir como elixir da juventude, o que é pura ilusão .

Maturidade também não tem nada a ver com sisudez. Uma pessoa madura não é aquela séria e comportada.

Maturidade tem a ver com maturação da alma, da personalidade. É viver de forma mais leve, sem comparações, nem cobranças. O riso é até mais fácil e sincero. Inclusive rir de si próprio e não levar a vida tão a sério.

Desfrutar cada novo dia. Desacelerar e entender que as horas não devem ser devoradas, que o melhor é saborear cada minuto.

Pessoas maduras não se privam de prazeres por falta de companhia. Se quiserem ir ao cinema, ao teatro, a um show, viajar, abrir um bom vinho...convidam a si próprios e levam sua própria companhia no maior entusiasmo.

E isso faz com que os relacionamentos se tornem também mais recíprocos e verdadeiros. Sem cobranças e joguinhos, sem máscaras e inseguranças.

Já descobriram que a felicidade é algo intrínseco e que não depende de acontecimentos externos.

Pena que precisemos passar por tantos desafios e dificuldades para atingirmos esse estágio. E triste que muitos nunca cheguem a ele, por não aprenderem nada com os ensinamentos da vida.

Cada fase em nossas vidas tem suas delícias e seus amargores, mas quando se atinge a maturidade, não só na idade, mas emocionalmente a vida atinge o mais alto patamar. E se estivermos saudáveis tudo se torna mais leve e prazeroso. Cada dia é uma oportunidade de viver novas experiências. Já não vivemos para agradar aos outros. Nossa vida agora nos pertence totalmente e já temos uma pequena noção do que realmente vale a pena. Do que é feita a felicidade!

Cada dia passa a ser uma dádiva, e a palavra presente passa a ter o seu mais amplo significado.

Como li uma vez em um cordel, de autoria de Bosquim: “idoso é um jovem que deu certo” .

E a atual geração de “idosos” conseguiu a proeza de preservar a jovialidade para aproveitar a vida com toda a experiência adquirida.

Brindemos a esses jovens de alma, cheios de sabedoria, para os quais cada dia é uma festa e cada minuto é saboreado com brilho nos olhos e alegria no coração.

#pracegover foto de um casal de meia idade sentado sobre uma toalha em um gramado, segurando taças com bebida, em um romântico piquenique. Atrás deles suas bicicletas. Ao fundo várias árvores.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Presente

Batalhas

bottom of page