top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudia Vilas Boas

Perdas

Atualizado: 23 de mar.

No decorrer da nossa vida passamos por várias perdas e lutos.

E temos que nos permitir esse período de enlutamento, que quase sempre tem início, meio e fim. Não há um prazo determinado, cada um vai viver seu processo no seu devido tempo. Processos internos e externos. Isso não significa passar os dias na cama chorando copiosamente. Cada um tem sua própria forma e tempo para passar por essa experiência. É lógico, que se o sofrimento se estende demasiadamente, talvez seja necessária uma ajuda profissional para se chegar ao fim e para superar.

Alguns buscam o recolhimento, o silêncio, o isolamento, já outros seguem o caminho oposto, buscam exposição, estar cercados de pessoas, relações casuais, festas, mídias sociais! Enfim, cada um determina quais processos o ajudarão a vencer esse período nada fácil, mas muito importante.

Nossos lutos nos trazem autoconhecimento, saltos de evolução pessoal, despertam capacidades adormecidas e o crescimento é tamanho que surpreende a nós mesmos!

Términos de relacionamentos trazem luto para ambos, mas geralmente de forma diferente.

Normalmente quem toma a iniciativa para o rompimento já viveu o luto anteriormente ao momento de se decidir pelo fim, sustentou a situação até perceber que já não havia mais como ser feliz ali. O processo é doloroso, solitário e silencioso. E para o outro o rompimento significa o início de seu luto, de seu sofrimento, mas em alguns casos de uma forma mais exposta, mais compartilhada.

Não raramente quem se decide pela separação é visto como o vilão, o egoísta, mas porque todo o sofrimento que o levou ao seu limite foi vivido por ele sem poder ser exposto ou dividido, de forma solitária. Enquanto a “vítima” conta com a solidariedade e empatia.

Contudo, um relacionamento nunca termina por culpa de somente uma das partes. A responsabilidade sempre é de ambos. E tantos podem ser os motivos: comodismo, rotina, falta de atenção, desvalorização, desmotivação, falta de parceria, abuso, toxidade e tantos outros.

Em muitos casos quem toma a iniciativa o faz porque cansou, porque tentou superar as dificuldades, mas muitas vezes não foi ouvido.

Pode parecer clichê, mas é fato que algumas pessoas só dão valor após perderem. Só enxergam o outro quando ele já está longe, só os escutam quando eles já desistiram de falar.

E cada qual vai ter que lidar com suas dores e pesares, e tirar dali algum aprendizado, ao menos para evitar cometer os mesmos erros em futuras relações e repetir ciclos intermináveis de sofrimento.

E que nossas perdas sirvam para que possamos nos achar como indivíduos, seres complexos e completos, em aperfeiçoamento constante, descobrindo nossas capacidades e resiliência. E acima de tudo assumirmos nossa responsabilidade pela nossa própria felicidade e também pelos nossos momentos de dor.

Porque não raramente é nesses momentos em que nos sentimos perdidos que descobrimos quem realmente somos, qual nossa verdadeira essência. Muitas vezes é justamente nos perdendo que conseguimos nos encontrar. E é isso que realmente importa não é mesmo?

#pracegover imagem de uma mulher vestindo uma camiseta branca, tendo parte de seu rosto coberto por um tecido branco esvoaçante.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Presente

Batalhas

bottom of page