Para-brisa ou retrovisor?
- Claudia Vilas Boas

- 11 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
O que você escolhe fazer com os percalços da sua vida?
Ficar se lamentando, vitimizando e culpando a tudo e a todos pelas suas frustrações ou tirar algum aprendizado e seguir tentando se superar a cada dia?
Diante de uma decepção, de falsidades, de rasteiras e todo tipo de injustiças que possam te ferir, você deixará que isso te faça estagnar e sangrar até o fim dos tempos ou se lançará a buscar o devido tratamento e a cura? Lamber a ferida, lavar, medicar e cuidar até que ela se feche?
Amaldiçoar a cicatriz deixada ou fazer dela um troféu da sua vitória?
A escolha será entre prisão e liberdade. Ficar preso ao que já foi feito, ao que já aconteceu ou seguir adiante apesar de todos os pesares?
Permanecer sentado em meio aos seus próprios cacos ou recolhê-los, remontá-los e talvez até descobrir um novo formato, nem melhor, nem pior, apenas diferente?
Muitas vezes as grandes oportunidades, as bençãos em nossas vidas surgem desses recomeços. Tudo o que temos de mais objetivo é o agora.
Acolher o aqui e o agora e aceitar que o passado não mais nos pertence é o início de um novo caminho. É receber essa dádiva a que chamamos de Presente e usá-la a nosso favor.
Há uma conhecida metáfora do retrovisor e para-brisa que diz que o retrovisor é menor que o para-brisa porque o que ficou para trás tem muito menos importância do que o que está à nossa frente agora. O presente é o que nos traz todas as oportunidades de superação, aprendizado e novas conquistas.
Então porque haveríamos de escolher espremer nossa existência em um pequeno pedaço de espelho que só reflete o que já passou, o caminho já percorrido, se bem ali à nossa frente há uma imensidão de oportunidades e estradas a serem trilhadas, lugares incríveis a serem conhecidos, dezenas de histórias para se escrever?
Nossa vida tem a exata dimensão das nossas escolhas.
Amarrar-se ao passado ou atirar-se às infinitas possibilidades do futuro?
Retrovisor ou para-brisa?
#pracegover Imagem do interior de um carro, mostrando o painel em tons claros, volante, equipamento de som, o retrovisor e à frente uma estrada com muitos raios luminosos.





Comentários