Buscar
  • Claudia Vilas Boas

Para-brisa ou retrovisor?

O que você escolhe fazer com os percalços da sua vida?

Ficar se lamentando, vitimizando e culpando a tudo e a todos pelas suas frustrações ou tirar algum aprendizado e seguir tentando se superar a cada dia?

Diante de uma decepção, de falsidades, de rasteiras e todo tipo de injustiças que possam te ferir, você deixará que isso te faça estagnar e sangrar até o fim dos tempos ou se lançará a buscar o devido tratamento e a cura? Lamber a ferida, lavar, medicar e cuidar até que ela se feche?

Amaldiçoar a cicatriz deixada ou fazer dela um troféu da sua vitória?

A escolha será entre prisão e liberdade. Ficar preso ao que já foi feito, ao que já aconteceu ou seguir adiante apesar de todos os pesares?

Permanecer sentado em meio aos seus próprios cacos ou recolhê-los, remontá-los e talvez até descobrir um novo formato, nem melhor, nem pior, apenas diferente?

Muitas vezes as grandes oportunidades, as bençãos em nossas vidas surgem desses recomeços. Tudo o que temos de mais objetivo é o agora.

Acolher o aqui e o agora e aceitar que o passado não mais nos pertence é o início de um novo caminho. É receber essa dádiva a que chamamos de Presente e usá-la a nosso favor.

Há uma conhecida metáfora do retrovisor e para-brisa que diz que o retrovisor é menor que o para-brisa porque o que ficou para trás tem muito menos importância do que o que está à nossa frente agora. O presente é o que nos traz todas as oportunidades de superação, aprendizado e novas conquistas.

Então porque haveríamos de escolher espremer nossa existência em um pequeno pedaço de espelho que só reflete o que já passou, o caminho já percorrido, se bem ali à nossa frente há uma imensidão de oportunidades e estradas a serem trilhadas, lugares incríveis a serem conhecidos, dezenas de histórias para se escrever?

Nossa vida tem a exata dimensão das nossas escolhas.

Amarrar-se ao passado ou atirar-se às infinitas possibilidades do futuro?

Retrovisor ou para-brisa?

#pracegover Imagem do interior de um carro, mostrando o painel em tons claros, volante, equipamento de som, o retrovisor e à frente uma estrada com muitos raios luminosos.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Limões

Distopia

Milagre