top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudia Vilas Boas

O Ser Grato

Se há uma expressão que foi banalizada atualmente é a tal da "gratidão".

Gratidão difere da expressão obrigado (a). Obrigado" vem do latim "obligare", que significa "responsabilizar", "dever". Por isso, quando alguém nos agradece dessa forma, é como se dissesse “fico devendo uma obrigação”.

Já a gratidão é o desejo genuíno de retribuir à generosidade prestada, ou simplesmente sentir-se agraciado com a colaboração, apoio e carinho ofertados. Mais do que uma palavra, é um sentimento.

Para alguns a palavra gratidão, repetida constantemente, é bem pouco vivenciada verdadeiramente. Fala-se “da boca para fora”.

Quando a gratidão é verdadeira ela é sentida, e por isso está muito além da palavra expressa.

Quantas pessoas a pronunciam diante de alguém, mas o sentimento é o oposto, até mesmo totalmente falso.

E mais ainda, a gratidão pode e deve ser uma atitude, um estado de consciência, que traz consigo a sensação de plenitude e de paz.

Uma pessoa genuinamente grata, olha para cada momento de sua vida como uma dádiva. E já aprendeu que essa “conduta” e esse “sentir” são poderosos e transformadores.

É alguém que traz dentro de si as próprias certezas e sabe que não precisa de aprovação alheia e, muito menos, perde tempo com discussões inúteis e improdutivas.

Ela também aprendeu a agradecer em vez de pedir. E descobriu que essa é a forma mais eficaz de ter suas preces ouvidas e atendidas. De ver seus desejos concretizados.

Nossos pensamentos, agregados ao sentimento são forças criadoras.

Embora não possamos controlá-los o tempo todo, e constantemente, nos deixemos cair nas ciladas do nosso ego, esse é um hábito que vale a pena ser cultivado.

Um pouquinho a cada dia.

Um bom exercício é pensar em pelo menos três coisas pelas quais somos realmente gratos, ao final do dia.

Com o tempo perceberemos que essa lista vai aumentando exponencialmente.

Quer um exemplo? O simples fato de acordar, abrir os olhos, enxergar e respirar . Três coisas às quais não damos valor, por estarmos sempre no piloto automático.

Te convido a experimentar essa sensação!

A tentar passinho por passinho, se tornar um ser grato, genuinamente.

Agradecer expressando o sentimento mais puro do coração. Tanto às pessoas, como aos momentos e oportunidades.

Tenha em mente que o presente é realmente uma dádiva, mesmo que não consigamos perceber isso de imediato.

Chico Xavier dizia que “nenhuma prece feita com sinceridade fica sem resposta”.

E a gratidão é uma das mais lindas preces!

E a você que chegou até aqui, minha sincera gratidão, por receber um pouquinho dessas reflexões, que voam em textos, que brotam do coração.

#pracegover ilustração de uma garota de cabelos azuis, descalça, usando um vestido em tons de rosa e lilás, tendo sobre suas mão um coração vermelho com asas douradas. Ao seu redor circulam pontos de luz multicoloridos, sobre fundo preto.


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Presente

Batalhas

bottom of page