Buscar
  • Claudia Vilas Boas

NATAL TODO DIA

Atualizado: 13 de Nov de 2019

Há alguns anos assisti a uma palestra maravilhosa, ministrada por uma psicóloga especialista em luto e perdas, que me fez ressignificar o Natal. A princípio a palestra seria sobre luto, mas por uma dessas obras do acaso, o que foi um verdadeiro presente para mim, ela resolveu mudar o tema e falar sobre NATAL.

O que é o Natal? Será mesmo que o Natal é somente aquele evento que comemoramos no dia 25 de dezembro? Para minha grata surpresa, descobri que Natal é muito mais que uma data.

O Natal simboliza nascimento.

Cada vez que descobrimos algo importante diante de alguma experiência vivida, nós nascemos para algo novo, cada vez que aprendemos, que crescemos, que mudamos nosso olhar e conseguimos enxergar coisas que não percebíamos antes...nós nascemos, uma nova vida se abre à nossa frente. E foi aí que percebi que tive grandes Natais durante o meu ano, durante a minha vida, e senti uma gratidão imensa por tantas oportunidades de viver muitos Natais maravilhosos. E ao final da palestra eu me vi diante de mais um Natal.

Para ilustrar essa experiência vou reproduzir uma historinha que ela contou.

Ela foi chamada para atender uma senhora que se encontrava internada em estado terminal. Durante a conversa a psicóloga perguntou se durante aquele período difícil ela tinha refletido sobre a vida dela, sobre o que ela deixou de realizar ou o que gostaria de mudar. E ela passou a narrar alguns fatos que aconteceram desde que ela ficou muito doente e que a fizeram modificar a percepção sobre certos conceitos, ou melhor, preconceitos, como por exemplo, o fato dela não gostar de negros, mas o enfermeiro que melhor cuidou dela era um negro, ou o fato de desprezar a empregada humilde, que quando ela precisou foi quem mais lhe deu atenção. A cada fato narrado a psicóloga lhe dizia: Feliz Natal.

Lógico que a paciente não entendeu, mas aí veio a explicação. Naquele momento de dor e sofrimento, ela havia enxergado verdades sobre as quais ela tinha uma visão nublada, distorcida, e que graças a isso ela tinha crescido como pessoa, como ser humano, nascido para uma nova realidade.

Por isso, nós podemos ter Natais felizes, todos os meses, todos os dias e até vários Natais em um mesmo dia. Grandes Natais ou pequenos Natais, mas principalmente...valiosos Natais.

E é isso que desejo a você que chegou até o final desse texto: FELIZ NATAL TODO DIA!!!

#pracegover imagem de um fundo azul parecendo líquido e no centro por uma abertura a imagem em preto e branco dos olhos de uma mulher com um lenço cobrindo parte do rosto.


35 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tropeços