top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudia Vilas Boas

Liberdade

Buscar informação e conhecimento é cansativo e muitas vezes até chato.

Contudo, entendo que seja a melhor forma de não se deixar levar ou ter sua vida conduzida por terceiros.

A nossa vida e as nossas escolhas são de nossa responsabilidade.

Ser manipulado, em alguns casos também é uma escolha.

Quando se opta pelo caminho fácil, pela preguiça, pelo comodismo, abrimos uma brecha para que pessoas mal intencionadas se aproveitem para nos convencer ou obter vantagens.

Quantas mentiras são propagadas e aceitas como verdade, porque poucos se dão ao trabalho de buscar as fontes primárias, os verdadeiros autores, os dados reais, o conteúdo além das manchetes, a íntegra de videos recortados?

Realmente leva tempo, é trabalhoso, gastam-se horas em pesquisa, e o que se ganha com isso? Ora, apenas informação, conhecimento e verdade.

Para que? Se hoje em dia é tão mais fácil ligar uma tela e ouvir opiniões. Sim, opiniões, uma vez que a maioria dos veículos de mídia atuais emitem opiniões e não informações.

Porém, como dizem, não existe almoço grátis, e essa “comodidade” tem um preço...a liberdade.

Liberdade para pensar por si próprio, liberdade para fazer suas próprias escolhas, liberdade para gerir sua própria vida.

Quanto mais liberdade, maior a responsabilidade, mas também maior o crescimento, uma vez que aprendemos com as consequências de nossos erros e acertos.

Quando nós nos deixamos manipular, por preguiça e comodismo, confortavelmente jogamos a culpa no manipulador, esquecendo que escolhemos nos manter na zona de conforto. Portanto, não há que se falar em culpas, mas em responsabilidade.

Independente disso, quero frisar que a manipulação é sempre condenável e cruel, por ser um tipo de escravidão. Contudo, em muitos casos cabe a cada um escolher entre trabalho e comodismo, e os resultados dessas opções estarão inseridos entre dois extremos: Liberdade e Escravidão.

Arregacemos as mangas e usemos nossas ferramentas: parcimônia, discernimento e trabalho. Nenhuma riqueza, facilidade ou conforto pode pagar verdadeiramente pela liberdade de ser o que você quiser.

#pracegover imagem de uma mesa com vários ítens, livros, relógio, uma maleta de couro, um copo colorido contendo lápis, régua e caneta, um caderno aberto sobre o qual estão um tinteiro e uma caneta de pena.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Presente

Batalhas

bottom of page