Jardim
- Claudia Vilas Boas

- 23 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de dez. de 2021
Sentada em minha varanda, observava o pequeno milagre que consegui, transformando aquele diminuto espaço em um jardim, com direito a horta e até uma pequena árvore frutífera.
Aquele se tornou um dos meus lugares preferidos da casa, onde passo horas perdida em divagações, leituras, reflexões, meditações e até práticas terapêuticas. Onde adoro contemplar a dança das cores do céu nos finais de tarde e o brilho da lua, logo a seguir.
Em um desses momentos de reflexão, observando aquela variedade de plantinhas, percebi que cada uma ali tinha seu papel, sua finalidade, seu dom.
Algumas nos presenteiam com beleza, outras com aromas, frutos, e praticamente todas têm alguma qualidade terapêutica. Bem como, trazem em si alguma toxidade. Como dizem, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Também ali, o equilíbrio é fundamental.
Todos os reinos da terra são semelhantes. E similarmente somos nós, os humanos.
Trazemos nossas qualidades e defeitos, nossa luz e sombra.
Cada indivíduo tem potenciais a serem desenvolvidas e dons a serem oferecidos ao mundo. E assim, como as plantas, eles precisam ser cultivados, regados e adubados, para que produzam frutos.
O solo é fértil, precisamos buscar as melhores sementes, o conhecimento.
A rega na medida certa, é decisiva para que haja crescimento e produção de frutos. Eis a parte mais difícil, o equilíbrio entre mente, corpo e espírito, conquistado através de nossas escolhas.
O adubo seria o incentivo, que impulsiona a um crescimento mais rápido. Não é indispensável, mas um reforço sempre bem-vindo. Um elogio ou apoio das pessoas queridas.
Ah! E a poda, muito importante também. Periodicamente haverá necessidade de cortar de nossas vidas o que nos impede o crescimento, bem como fazer uma limpeza nas folhas e galhos secos que sugam nossas energias e travam nosso aprendizado. É um processo que pode ser doloroso, pois envolve hábitos arraigados, pessoas tóxicas e ambientes e situações, aos quais estamos apegados.
Enfim, germinar, brotar, crescer, produzir flores e frutos, exige dedicação e trabalho. Contudo, é algo que vale a pena. Uma vez que deixa tudo ao redor mais encantador, colorido e perfumado.
Me conta aí, como você tem cuidado do seu jardim secreto e peculiar?
#pracegover ilustração de um rosto de mulher em tons de preto, branco e cinza, tendo no pescoço silhuetas de pinheiros na cor preta e acima da cabeça, como se fossem seus cabelos, folhas e flores nas cores amarelo, rosa, vermelho, laranja e verde. Nas orelhas, flores na cor rosa estão colocadas como se fossem brincos.





Já faço esse serviço no meu jardim faz tempo, as podas então, essas nem deixo passar do tempo.
Gratidão 🙏 pelo texto lindo e profundo