top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudia Vilas Boas

Influências

Em todos os nossos relacionamentos interpessoais, sejam eles amorosos, familiares ou de amizade, sempre existe uma troca de influências. Toda convivência nos agrega algo. Hábitos, valores, manias, até mesmo mudança no vocabulário. Muitas vezes alteramos até a forma de nos expressarmos, podemos inclusive adquirir um sotaque diferente. Mas o que realmente importa, é que precisamos ficar atentos ao tipo de influência que exercemos sobre as pessoas e o quanto as influências alheias transformam nossos caminhos. Pois nem sempre nos trazem coisas positivas. Se essa proximidade não está te tornando uma pessoa melhor é preciso reavaliar a qualidade dessa relação e bloquear o que não te faça bem. Quantos se deixam arrastar por vícios e até crimes por dependência emocional? Quantas pessoas são desviadas de seu caminho, sua missão, por atrelarem suas vidas à pessoas que fazem afluir o seu pior lado?

Em contrapartida, muitas são resgatadas por verdadeiros anjos que surgem em seu caminho para lhe trazer de volta à sua própria vida, ao seu trajeto original. E ainda melhorá-lo.

O ideal seria mantermos por perto somente aqueles que nos tornam melhores, que nos ajudam a expor nosso lado mais bonito. Mas, nem sempre conseguimos.

Muitas vezes quando percebemos já estamos envolvidos em relações que de uma certa forma, acabam sendo tóxicas, nos trazendo sentimentos ruins ou desequilíbrios em nossas vidas. Que acarretam, até mesmo, afastamento de outras pessoas queridas, divergências familiares, inimizades. E nos sentimos divididos, perdidos.

Então se não for possível se afastar, que ao menos se consiga caminhar junto, mas escolhendo o lado do sol, da luz, e não o da sombra. E dessa forma tentar inverter a equação e trazer o outro para a sua luz.

Na vida tudo só funciona se houver equilíbrio. Então se algo está te desequilibrando é necessário parar, respirar e resolver. Não podemos mudar os outros, mas podemos controlar o que permitimos, ou não, de interferência em nossas vidas.

Não é nada fácil, mas com o tempo e as experiências vamos aprendendo a nos proteger e perceber os sinais, eles sempre existem. Infelizmente na maioria das vezes os ignoramos.

Não existe fórmula mágica, mas sempre saberemos o que nos faz bem ou não. E aí será uma questão de escolha. E toda escolha trará consequências. Se serão boas ou ruins, vai depender do caminho que se decidiu seguir.

#pracegover ilustração de um cérebro e um coração em perfeito equilíbrio sobre uma balança.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Presente

Batalhas

bottom of page