Buscar
  • Claudia Vilas Boas

Gentileza

Atualizado: 12 de Mar de 2020

Algumas pessoas são incapazes de pequenos gestos de gentileza.

De auxiliarem sem a pretensão de receberem algo em retribuição, sem algum tipo de compensação.

Entendem que se tiveram dificuldade para atingir algum objetivo, todos têm que passar pelo mesmo processo, não há porque facilitar o caminho do outro.

Não estou querendo dizer que se tenha que facilitar a ponto de assumir as responsabilidades alheias e até mesmo impedir que a outra pessoa evolua através dos obstáculos e dificuldades, mas há gentilezas que não afetam em nada esse processo, apenas tornam menos árdua a caminhada. Aceleram a evolução. E ainda auxiliam na compreensão de que gentileza gera gentileza. Tornam a convivência, o ambiente e a vida mais leves. É um bom exemplo de como se comportar em sociedade.

Ninguém é absolutamente autossuficiente a ponto de nunca precisar de ninguém. E se temos que interagir, podemos fazê-lo de forma gentil e tolerante.

Conviver é uma troca constante, de experiências, de vivências, de informações e aprendizado.

Todos sem exceção, sempre têm o que ensinar e também algo a aprender. Todos os dias, e com todas as pessoas com as quais nos relacionamos.

Isso independe de nível cultural ou classe social. Desde o mais humilde ao mais erudito, sempre há lições a serem aprendidas.

E podemos fazer esse intercâmbio de forma generosa e gentil. É gratificante para todos os envolvidos.

E, voltando àquele tipo de pessoa, do início do texto, que tanto se orgulha de sua trajetória a ponto de não querer dividir seu conhecimento, mal sabe ela que está perdendo a oportunidade de crescer como ser humano. E nem desconfia que mesmo sonegando informações, com certeza estará contribuindo para a evolução dos que o cercam. No mínimo estará demonstrando a eles, a espécie de pessoa que não se deve ser. E isso é uma lição bem valiosa, não acham?

#pracegover foto em preto e branco de uma se segurando em uma rocha e outra mão estendida para auxiliá-la.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tropeços