Expansão
- Claudia Vilas Boas

- 18 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Quem já me acompanha há algum tempo sabe que adoro analogias. E aqui vai mais uma.
Refletindo sobre a minha própria jornada percebi quanta mudança ocorreu em minha vida, mas tudo de forma gradativa e no devido tempo.
Observando meus vasinhos me peguei pensando que, quanto mais espaço uma planta tiver para expandir suas raizes, mais ela crescerá.
E assim, acontece conosco.
E algum momento precisamos nos livrar do que nos limita. Isso envolve lugares, atividades e também pessoas.
Assim como uma planta em um vaso, precisa em dado momento trocar de solo ou de vaso para poder expandir, nós também necessitamos no decorrer de nossas vidas, desses movimentos.
Há duas formas de se fazer isso, com cuidado, ir cavando a terra e liberando as raízes para se evitar danos ou, puxar a vegetação de uma só vez, o que poderá causar algumas feridas e amputações na raiz e tornar a experiência um tanto dolorida.
Mas, em ambos os casos, as mãos do jardineiro, habilidoso ou não, são as situações que surgem no decorrer de nossa jornada, que nos auxiliam a crescer e desenvolver nosso máximo potencial. Isso é o que nos garante passar por todos os ciclos e recomeços, florescer e frutificar. E, assim como muitas plantas não resistem às mudanças, algumas pessoas também não se adaptam, e acabam por murchar, estagnadas no desânimo e na indiferença ao possível ganho na nova oportunidade.
Contudo, sempre haverá a possibilidade de uma adubação, uma outra revirada e troca de localização em busca de mais luz e nutrientes.
Se a semente for boa, a raiz será sólida e a planta vingará.
Se a raiz for suficientemente forte, ela mesma destruirá os obstáculos buscando uma acomodação mais adequada ao seu necessário crescimento e expansão.
E de onde vem essa força em nós? Qual nosso melhor adubo, nutriente e iluminação? Será talvez o autoconhecimento? A busca que nos permite ver além do vaso, sonhar em tocar o céu e ampliar nossas raízes e galhos?
Acredito que essa seja uma das melhores formas de espalhar nossas sementes pelo mundo afora, e dessa forma, fazer parte da construção de uma nova terra, onde flores e frutos possam contribuir para a qualidade de um mundo próspero, cheio de cores, sabores e toda beleza que um coração repleto de luz é capaz de produzir.
#pracegover #paratodosverem ilustração de uma cabeça em formato de vaso, em cujo interior há uma floresta encantada, repleta de árvores, flores azuis, um esqulo, borboletas amarelas, fadas e gnomos. Sobre a face passeiam um sapo azul, uma pequena aranha e uma borboleta amarela repousa sobre o nariz. Ao fundo há uma ramificação de raízes na cor cinza.





Comentários