top of page
Buscar
  • Foto do escritorClaudia Vilas Boas

Bon Voyage!

Atualizado: 19 de jan. de 2021

Algumas coisas, acontecimentos e conhecimentos só chegam a nós quando estamos prontos para receber, enfrentar e compreender.

Quando conseguimos nos manter focados no aqui e no agora.

Há um provérbio chinês que diz: “O passado é história, o futuro é mistério, o hoje é uma dádiva.”

É um trabalho árduo e diário. Pode parecer simples, mas não é tão fácil assim.

O passado já foi, já aconteceu e não há o que fazer a respeito. Isso não quer dizer que todo o passado deva ser esquecido, até porque ele carrega toda a bagagem da nossa trajetória.

Contudo, inúmeras vezes nos atrelamos a memórias de culpa e ressentimento. E deixamos de atentar para todos os obstáculos vencidos, todas as dificuldades superadas. Tantas vitórias e aprendizados que construíram a pessoa que somos hoje.

O passado observado de forma positiva nos auxilia a transpor e achar soluções para o momento presente, para os desafios atuais. Todo o aprendizado nos ajuda a passar para a próxima fase...o futuro.

E quanto ao futuro, deveríamos tê-lo como mola propulsora para atitudes que precisam ser tomadas no presente.

As soluções para que o futuro almejado se concretizem precisam ser trabalhadas no agora.

Muitas pessoas protelam as suas realizações para o próximo momento. Esperando que um fato futuro traga as soluções. Mas como? Não temos como prever sequer o que vai acontecer no minuto seguinte.

Confesso que com o passado eu até já aprendi a lidar e sou muito grata por tudo o que aprendi e construí. Muitas vezes quando o desânimo bate em alguma situação, busco no passado imagens e aquela voz que diz: “olha só o que você superou, você vai conseguir, você já fez isso antes. “

Com o futuro, eu preciso me policiar muito, pois controlar uma mente criativa não é fácil. Para o trabalho criativo é ótimo, perfeito. Contudo, para a rotina e disciplina necessárias no cotidiano, manter o foco é uma verdadeira batalha. A imaginação voa como balão de gás hélio e toda hora tenho que segurar a cordinha, trazer de volta pra terra e amarrar em algum lugar.

Resumindo, o que se precisa é de controle. Mantermos o foco no presente, usando o passado e o futuro a nosso favor. Estamos no comando da nave, passado e futuro são nossos co-pilotos. E uma boa colaboração nos garantirá uma excelente viagem. Então vamos aproveitá-la ao máximo e bon voyage.

#pracegover imagem em preto e branco de uma câmera fotográfica reproduzindo a imagem da paisagem à sua frente.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Presente

Batalhas

bottom of page